Muitas vezes nos perguntamos como é possível irmos em viagem e poupar o máximo que conseguimos, a crise apesar de afetar as carteiras de todos não afetou a vontade que temos em viajar. Hoje, quando escolhemos os destinos que queremos visitar, muitas vezes tentamos optar por países de vida com um custo de vida mais baixo, para assim pouparmos no alojamento e na alimentação, mas porquê nos limitarmos a países assim? Porque não por exemplo viajar até à Áustria e ficar lá uns dias sem pagar alojamento e com um possível guia turístico a quem não temos que pagar?

A República da Áustria é um dos países mais ricos do mundo e pertence, como tantos outros, à lista de países com pessoas inscritas na plataforma CouchSurfing, tendo mais de 10 mil membros para o país e mais de 5 mil na maravilhosa cidade de Viena. Isto sim, são férias baratas!

Os encantos de Viena

Viena é a capital da Áustria e abriga cerca de 1.7 milhões de pessoas, naquela que é uma das cidades com maior qualidade de vida do mundo. Localiza-se perto do rio Danúbio e é um enorme centro cultural, económico e político. Viena é conhecida pelos seus maravilhosos bailes que ocorrem durante todo o ano nos grandes palácios da cidade e também pelas suas casas de ópera como a Staatsoper e Volksoper.

Toda a cidade é repleta de arquitetura incrível de todos os estilos, desde o estilo Romântico ao Art Nouveau, sendo que esta está acessível a todos e a custo zero, basta passear pela cidade.

Como capital cultural é de destacar os seus museus, como por exemplo o Kunsthistorisches que inclui uma galeria fotográfica, arte antiga egípcia e grega e ainda do Imperio Romano, sendo que o próprio edifício é um palácio e já por si um local a visitar.

Viajar com o CouchSurfing

Podem ainda ser visitados muitos outros como o Schatzkammer, o Neue Hofburg, Belvedere, o KunsHausWien entre outros. Existem ainda além dos museus a Catedral de Stephansdom e ainda a Igreja de Karlskirche.

 

CouchSurfing é uma nova forma viajar que reduz os custos finais principalmente em termos de estadia. Esta experiência é literalmente surfar entre sofás. Tudo começa quando alguém oferece a sua casa para acolher viajantes a custo zero. Muitas vezes os proprietários oferecem-se até para indicar restaurantes, andar pela cidade com os seus hóspedes e mostrar-lhe os encantos dos locais onde habitam.

Viajando assim é altamente vantajoso pois os custos com o alojamento são reduzidos para zero, caso queiramos ficar todos os dias na casa de quem visitamos e temos um óptimo guia turístico, porque quem melhor para nos mostrar uma cidade do que as pessoas que lá vivem?

Para aceder a esta experiência basta aceder ao site www.couchsurfing.org. O site tem é muito fácil de usar e as pessoas têm referências de outras pessoas que já ficaram alojadas nas suas casas e como foi a experiência.

Viajar nem sempre precisa de ser acerca dos sítios que visitamos, neste caso trata-se de conhecer uma cidade e fazer amigos que nos abrem as portas das suas casas.