O interrail é uma nova forma de viajar que está muito na moda. Ao optar por este estilo de viagem consegue visitar vários sítios, a um preço mais acessível sendo que a componente aventura faz sempre parte da equação. Há quem faça um interrail sozinho e prometa repetir e quem goste mais de ir com um grupo de amigos.
No entanto, antes de partir à aventura convém pensar e planear previamente na forma como quer fazer esta grande viagem.
O que é um interrail?
O interrail é um passe com o qual os jovens com menos de vinte e seis anos podem viajar de comboio pela Europa, em segunda classe. Este serviço está também disponível para pessoas com mais de vinte e seis anos mas apenas em primeira classe. Este passe possibilita viagens a preços especiais e dá acesso a qualquer país/cidade da Europa.
Que países escolher?
A CP tem à sua disposição cinco escalões de preços:
-
Escalão 1 – França, Suécia e Grã-Bretanha.
-
Escalão 2 – Áustria, Noruega, Espanha, Itália e Suécia.
-
Escalão 3 – Belenux (Bélgica, Holanda, Luxemburgo), Dinamarca, Finlândia, Grécia Plus, Irlanda e Suíça.
-
Escalão 4 – Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Grécia, Hungria, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.
-
Escalão 5 – Bulgária, Macedónia, Sérvia e Turquia.
Onde é válido o passe?
O InterRail Global é válido em trinta países. São eles: França, Alemanha, Grã-Bretanha, Noruega, Suécia, Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Espanha, Suiça, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polónia, Roménia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Republica Checa, Macedónia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia e Portugal. Este passe é também válido nas empresas de navegação ATTICA e MINOAN, cujos barcos fazem a ligação entre a Itália e a Grécia.
Onde o pode comprar?
Este passe pode ser comprado com uma antecedência máxima de três meses em qualquer estação da CP com venda internacional.
Dicas úteis para quem quer fazer um interrail
-
Deve pensar se quer realizar esta viagem sozinho ou acompanhado. Caso escolha ir com companhia deve escolher pessoas com quem se dê muito bem e que, em princípio, não vão criar atritos.
-
É necessário delimitar um orçamento, ou seja, ver a quantidade de dinheiro que pode investir nesta viagem. Em seguida deve calcular mais ou menos todo o dinheiro que vai gastar com esta viagem (estadias, comida e pontos de interesse incluídos).
-
Escolher as cidades/países que quer mesmo visitar (pontos chave). Criar um roteiro de viagem de forma a não perder nenhuma oportunidade turística pelo caminho e a não perder tempo desnecessário a movimentar-se de um lado para o outro. É importante chegar sempre de manhã cedo a cada cidade para aproveitar bem o dia. Não se esqueça da diferença horária.
-
Ao comprar o passe do interrail deve escolher bem os dias de viagem para não gastar mal o dinheiro. Ou seja, se opta por ir para Itália (é lá o começo da viagem) e sabe que o seu voo inclui escalas e assim, não vale a pena comprar o passe para quando saí do seu país natal, mas sim para a partir do dia em que chega a Itália. Quem tem cartão jovem pode usufruir de desconto.
-
Ainda sobre o passe deve se informar bem sobre todas as vantagens e se não terá de pagar nenhum suplemento, por exemplo, por ser um comboio de alta velocidade. Mais vale ser “chato” do que mal informado. Para mais informações pode consultar o site da CP (www.cp.pt).
-
Se for estudante pode adquirir um cartão internacional de estudante que lhe dá alguns descontos em certos museus e monumentos. Informe-se sobre este serviço numa agência de viagem.
-
Deve planear e decidir em que cidade ou cidades vai dormir, se prefere fazer as viagens de comboio de dia ou de noite. O ideal é ter isto tudo apontado para não haver problemas.
-
Se quiser dormir em pousada ou hotel deve reservar o quarto com tempo para não correr o risco de estar tudo cheio. Se optar por acampar, regra geral, há sempre espaço para mais uma tenda nos parques de campismo.
-
Quando for visitar as cidades deixe ficar as mochilas nos cacifos disponíveis nas estações de comboio. É necessário pagar mas vai ver que compensa mais do que visitar todos os cantos da cidade com todo aquele peso às costas. Não confie em ninguém que não conheça para lhe guardar as mochilas.
-
Por fim, tenha sempre cuidado com os seus documentos e dinheiro. Mantenha-os sempre junto de si. Tenha dinheiro em vários sítios (para o caso de ser roubado). Nunca se sabe quem está do outro lado.
Depois de todas estas dicas e informações espero que tenha ficado inspirado e interessado por este tema e quem sabe seja este o modo como vai desfrutar das suas próximas férias. Já sabe, o truque para que tudo na vida dê certo é planear as coisas com calma e juízo. Normalmente, a pressa é inimiga da perfeição.