Conhecer capitais culturais, muitas vezes, requer que gastemos muito dinheiro não programado em museus, exposições e outros eventos que queremos frequentar. Mesmo nas nossas belas cidades nos deparamos com ocasiões que requerem a compra de um bilhete. Como evitar esses gastos e ainda assim aproveitar o que uma cidade romântica e dinâmica como
tem para oferecer.

Paris uma cidade viva

 

Paris é a capital de França, tem mais de 2 milhões de habitantes e é reconhecida mundialmente como uma das capitais mais românticas do mundo, além de um enorme centro cultural não só de arte mas também de moda. Uma cidade repleta de lindas igrejas, monumentos de renome como o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel, assim como a catedral de Notre Damme. Existem ainda palácios como o de Versalhes, avenidas como o Champs Élyisées, uma das avenidas mais largas e conhecidas do mundo, onde nos podemos passear por lojas da Prada, Louis Vuitton e dezenas de outras. Paris tem inúmeros museus, como o famosíssimo museu do Louvre ou o museu Orsay, uma antiga estação ferroviária transformada num museu de arte impressionista. Podemos ainda ver nesta cidade o Moulin Rouge, ou seja um conhecido cabaré, localizado numa avenida repleta de lojas e pequenos museus dedicados ao amor carnal e fetiches.

Como visitar Paris poupando

Muitas vezes visitamos certas cidades conhecidas mundialmente pela sua cultura e esquecemo-nos que existe um ambiente rico e interessante além das portas dos museus. Muitas vezes para conhecer uma cidade não precisamos necessariamente de visitar todos aqueles eventos pagos. Antes de viajar procure pelos sites que muitas vezes criam para os turistas e faca uma lista dos parques abertos ao público, exposições de artesanato locais, dias de mercado, visite ruas e aproveite a arquitetura das mesmas. Visite catedrais abertas ao público ou eventos que a cidade patrocina, muitas vezes ao ar livre. Vá até parques de skate ou passeie por avenidas. Aproveite por exemplo o metro, onde podemos ver pessoas a tocar todo o tipo de instrumentos e vestidas de todas as formas. Visite a torre Eiffel e se não quiser pagar para subir faça um piquenique na sua base. Sobretudo, ande a pé para que possa conhecer mais e melhor as ruas. Evite ruas demasiado turísticas para assim evitar os preços grandemente inflacionados por causa do turismo, visite e coma em pequenos restaurantes locais, evitando a comida rápida que muitos consomem em viajem. Assim poupará dinheiro e ficará a conhecer melhor a cultura culinária e os verdadeiros hábitos de Paris. E quanto às recordações para oferecer a amigos e familiares aproveite vendedores de rua que vendem muitas vezes o mesmo que as lojas de recordações a um terço do preço.

Porque viajar nem sempre implica pagar museus, pagar para entrar em palácios, comer nos centros turísticos, ou conhecer apenas as grandes praças e avenidas. Existem muitos encantos em todas as cidades que qualquer pessoa pode apreciar a custo zero, a cultura e o ambiente estão-nos sempre acessíveis e porque não aproveitar ainda melhor o que cada cidade tem para nos oferecer poupando?