Bem no centro da Europa está um pequenos país, a República Checa. Ao contrário do seu tamanho territorial, é enorme a quantidade de passeios e locais para explorar. Desde a sua bela capital Praga, até às pequenas cidades medievais com os seus castelos são dicas ótimas para passar férias, curtir uma romântica lua de mel ou simplesmente se aventurar e descobrir o país.
Vamos enumerar 5 programas que você não deve perder ao visitar esse país.
1 – Passar um dia visitando o castelo de Praga
Não há como não ir lá. Uma das construções mais imponentes do país, onde hoje funciona o Gabinete da Presidência. A sua localização é estratégica, numa das partes mais altas onde hoje é o centro, foi ao redor dele que cidade cresceu.
Mas o castelo na verdade é um conjunto de prédios, entre eles catedrais, igrejas, pátios e jardins. Em alguns pontos a entrada é paga, outros de livre acesso. O grande destaque é a Catedral de São Vito e a Ruela Dourada, um rua que circunda o castelo, onde há pequenas casas onde serviram de moradia para soldados que faziam a guarda do castelo.
2 – Fazer um tour numa cervejaria local
A cerveja checa é um dos atrativos mais famosos do país. Prová-la é quase obrigação. Para quem quer descobrir mais sobre o seu fabrico, um passeio imperdível é um tour numa das cervejarias, tanto em Praga como noutras cidades é possível viver essa experiência. No centro há alguns pubs que tem fabrico próprio e no próprio local tem uma mini-cervejaria, são realizadas visitas com guia. Ou, viajar para fora de Praga e conhecer grandes cervejarias como é o caso da Pilsen, na cidade de mesmo nome.
3 – Viajar de comboio e conhecer outras cidades
As viagens de comboio pela Europa são comuns e a maior parte dos países é servido de linhas ferroviárias dando acesso a inúmeras cidades, não é diferente com a República Checa. Apesar de algumas empresas manterem os comboios muito velhos, há possibilidade de viajar com mais conforto, pagando um pouco mais. Procure conhecer cidades como Karlovy Vary, Cesky Krumlov ou os Castelos Konopiště e Karlštejn, são destinos imperdíveis.
4 – Hospedar-se num castelo
São mais de 200 castelos em todo o país, muitos deles hoje sobrevivem do turismo. Alguns têm oferta de estadia para nenhuma princesa colocar defeito. Como o Castelo Křivoklát, Chateau Třebešice . É muito comum as pessoas realizarem casamentos em ambientes Reais e há uma tendência de estadias de turistas locais e estrangeiros.
5 – Réveillon em Praga
Praga ainda não é um destino da moda para o Réveillon, porém beleza não falta nesta festa. A queima de fogos de artifício acontece perto da Ponte Carlos no Rio Moldava, ou seja, fogos de um lado, castelo do outro, tudo no mesmo cenário. Quem quer algo mais sofisticado pode pagar e participar no jantar num barco-restaurante, tem programação com música ao vivo, jantar e perto da meia-noite o barco para próximo à ponte, de onde se tem uma bela vista do colorido dos fogos.
Lembre-se que mesmo estando num lugar maravilhoso, é importante estar bem protegido em caso de alguns imprevistos que podem ocorrer durante o passeio. Ter um bom seguro viagem internacional é imprescindível para poder ter acesso à República Checa e muitos outros países da Europa.